CAROLYN BOYES-WATSON e KAY PRANIS vêm trabalhando juntas na geração de recursos e literatura sobre justiça restaurativa, o processo Circular e as práticas restaurativas nas escolas já há vários anos. Os trabalhos de coautoria incluem:
Carolyn Boyes-Watson é diretora-fundadora do Centro para Justiça Restaurativa na Universidade de Suffolk e professora de Sociologia na Universidade de Suffolk, onde é docente desde 1993. Ela tem bacharelado pela Universidade da Pensilvânia e título de Ph.D. em Sociologia pela Universidade de Harvard. Carolyn é autora e coautora de diversos artigos e livros sobre o sistema de justiça criminal, sistema de justiça juvenil e justiça restaurativa. O livro Peacemaking Circles and Urban Youth: Bringing Justice Home (Living Justice Press, 2008) e No Coração da Esperança, em coautoria com Kay Pranis, são particularmente interessantes.
Kay Pranis é uma líder internacional em Justiça Restaurativa, especializada em Círculos de construção de paz. Trabalhou no Planejamento de Justiça Restaurativa para o Departamento Prisional de Minnesota entre 1994 e 2003; seu trabalho anterior foi como diretora dos serviços de pesquisa no Conselho de Cidadãos para Assuntos de Crime e Justiça. Escreveu e apresentou artigos sobre Círculos de construção de paz, e justiça restaurativa nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil e Japão. Desde 1998, Kay tem atuado e ministrado treinamentos em Círculo de construção de paz em uma variedade de comunidades – desde escolas até prisões, locais de trabalho, igrejas, desde em cidadezinhas na área rural de Minnesota até o bairro South Side em Chicago. Kay escreveu diversos artigos e livros sobre justiça restaurativa e construção de paz, incluindo: