O Manual

O Manual “Círculos em Movimento – Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa” foi lançado nos EUA em 2014. Escrito por Carolyn Boyes-Watson e Kay Pranis, atualmente é adotado por Escolas de vários Estados americanos, e traduzido para diversos países.

A publicação deste material no Brasil é fruto de parceria entre a Escola Superior da Magistratura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS e o Instituto Terre des hommes Lausanne no Brasil. Além disso, contou com a adesão inicial das Prefeituras de Porto Alegre, Caxias do Sul e Lajeado, que, em 2017, apoiaram a aquisição dos direitos autorais, tradução e revisão, e, junto com Fortaleza, formaram as primeiras turmas para aplicar os Círculos em Movimento nas Escolas.

Por fim, em 2018, a editoração, primeira impressão e disponibilização online do manual tornou-se viável graças à parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul através do Programa Oportunidades e Direitos e do Programa Escola+Paz.

Sobre o Manual

O Manual “Círculos em Movimento – Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa” oferece uma síntese da justificação teórica e metodológica para a prática dos Círculos de Construção de Paz nas Escolas, seguida de inúmeros esboços de processos circulares aplicáveis às mais diversas situações do cotidiano escolar.

Ademais, o Manual enfatiza o uso de Círculos em aplicações preventivas, baseadas no fortalecimento de vínculos e da convivência nas comunidades escolares, mas também orienta a abordagem de situações conflitivas.

Estrutura online

Na aba “Materiais para download” neste site, você vai localizar para download a íntegra da versão impressa do Manual, fragmentado em 5 Blocos de conteúdos. Para tornar mais prático o acesso e utilização, cada Bloco, por sua vez, traz o respectivo conteúdo fragmentado em arquivos individuais. Para fazer download do material, clique aqui.

Estrutura da versão impressa

Para racionalizar custos de impressão, o Manual estará sendo disponibilizado no Brasil em três diferentes versões impressas: a completa, com a íntegra do conteúdo (434 páginas), a compacta (148 páginas) e a divulgação (20 páginas). Essas versões estão sendo sugeridas para utilidades distintas.

A versão completa, para bibliotecas das escolas e facilitadores que participem da formação avançada. A versão compacta, para facilitadores que participem da formação básica. A versão divulgação, para atividades de sensibilização e formações de lideranças restaurativas.

Contatos

Telefone: 51 3284.9000
E-mail: contato@circulosemmovimento.org.br