Downloads

A disponibilização do material didático Círculos em Movimento no website será feita através de blocos com um conjunto de conteúdos, seguido de arquivos individualizados com os diversos conteúdos que formam parte daquele bloco.

FAÇA SEU PRIMEIRO DOWNLOAD (sem login): Circulos em Movimento BLOCO I

BLOCO I / APRESENTAÇÕES
  • Agradecimentos
  • Círculos em Movimento no Brasil
  • Índice
  • Apresentação por Kay Pranis
  • Escola + Paz
  • Por que trazer os círculos para as escolas?
  • A fundamentação teórica para a prática de círculos nas escolas
  • Nossos 7 pressupostos básicos
  • Pensando sobre relacionamentos saudáveis nas escolas
  • O poder e o desafio dos círculos nas escolas
  • Como funcionam os círculos
  • 1.2. Apresentação dos Círculos nas Escolas
  • 1.3. Apresentação do Objeto da Palavra
  • 1.4. Círculo para Confeccionar um Objeto da Palavra
  • 1.5. Círculo para Praticar o Uso do Objeto da Palavra
  • 2.2. Círculo para Planejar Nossa Comunidade de Sala de Aula para que Atenda às Nossas Necessidades
  • 2.3. Círculo para Explorar Nossos Valores em Ação
  • 2.4. Círculo de Consenso para os Acordos de Sala de Aula
  • 2.5. Círculo para Conferir as Diretrizes (I) Definindo Nossas Intenções
  • 2.6. Círculo para Conferir as Diretrizes (II) Círculo II: Medindo a Temperatura do Clima da Sala de Aula
  • 3.2. Círculo para Verificar a Compreensão
  • 3.3. Círculo para Aumentar o Vocabulário
  • 3.4. Compartilhando Textos dos Alunos em Círculo de Leitura
  • 3.5. Círculo para Praticar uma Língua Estrangeira Nível Iniciante e Intermediário
  • 3.6. Círculo para Compartilhar Reflexões
  • 3.7. Círculo: Usando Livros de Histórias para Ensinar Valores
  • 3.8. Círculo para Falar em Tarefas de Casa/Estudos
  • 4.2. Círculo de Celebração
  • 4.3. Círculo para Demonstrar Gratidão e Consideração
  • 4.4. Círculo para Manterem-se Unidos
  • 4.5. Círculo para Discutir o que é Amizade
  • 4.6. Círculo: Projetando meu Futuro
  • 4.7. Círculo: O Que Significa Sucesso
  • 4.8. Círculo de Construção de Relacionamento
  • 4.9. Círculo para Explorar as Dimensões de nossa Identidade
  • 4.10. Círculo: A Caixa do Gênero
  • 4.11. Círculo: Elementos de uma Relação Saudável
  • 4.12. Círculo: Escolhendo Amigos de Confiança
  • 4.13. Construção de uma Equipe Esportiva Círculo de Relacionamentos
  • 4.14. Construção de uma Equipe Esportiva Círculo: Aprofundando Relacionamentos
  • 4.15. Círculo Para Refletir a Respeito de Vencer e Perder
  • 4.16. Círculo de Reflexão após um Jogo
  • 5.2. Quem e o Que Nos Faz Sentir Bem
  • 5.3. Lidando com as Dores Internas e Externas
  • 5.4. O Que Te Provoca Raiva?
  • 5.5. O Que Te Preocupa?
  • 5.6. Previsão Diária do Tempo Emocional
  • 5.7. Quem Sou Eu de Verdade?
  • 5.8. Círculo do Espaço Seguro
  • 6.2. Sentir-se Excluído
  • 6.3. Vamos falar de Bullying
  • 6.4. O Impacto da Fofoca
  • 6.5. Luto: Lidando com a Dor da Perda
  • 6.6. Resposta ao Trauma da Comunidade
  • 6.7. Lidando com as Perdas
  • 6.8. Círculo: Mascarando o Sofrimento
  • 6.9. Compreendendo o Trauma
  • 6.10. Testemunhando Violência
  • 6.11. Raízes da Violência Juvenil
  • 6.12. O Impacto das Hierarquias Sociais sobre Mim
  • 6.13. Falando sobre Desigualdade, Privilégio e Opressão
  • 6.14. O que Sabemos a Respeito de Raça?
  • 6.15. Círculo: Que Diferença Faz a Raça?
  • 6.16. Explorando Nossos Sentimentos sobre Raça
  • 6.17. Explorando o Privilégio Branco
  • 6.18. Explorando o Impacto da Desigualdade Social
  • 6.19. Pensando sobre Gênero e Violência
  • 6.20. Pensando a respeito da Desigualdade de Gênero
  • 6.21. Círculo (para Meninas): Pensando e Conversando a respeito dos NOSSOS Limites
  • 6.22. Assédio Sexual e o Espectador
  • 6.23. Amor e Casamento
  • 7.2. Círculo de Reflexão Semanal com a Equipe de Trabalho
  • 7.3. Círculo de Construção de Equipe
  • 7.4. Por Que Relacionamentos São Importantes na Escola
  • 7.5. Apoiando Um ao Outro Quando o Trabalho é Difícil
  • 7.6. Círculo de Autocuidado
  • 7.7. Avaliação da Aula pelo Professor e Alunos
  • 7.8. Reunião de Pais e Mestres
  • 7.9. Como Estão as Crianças?
  • 7.10. Explorando Nossos Pressupostos Básicos
  • 7.11. Avaliando nosso Progresso no Avanço em Direção a uma Cultura Escolar Restaurativa
  • 8.2. Círculo para Pais Construindo Apoio em Pequenos Grupos
  • 8.3. Círculo para Pais Feedback para a Escola
  • 8.4. Envolvimento Família-Escola
  • 8.5. Considerando nosso próprio Relacionamento com a Escola
  • 8.6. Parceria entre Comunidade e Escola
  • 8.7. Construindo Pontes para uma Nova Comunidade de Imigrantes
  • 9.2. Círculo: Criando a Visão de uma Vida Boa
  • 9.3. Grupos de Alunos com Enfoque em um Problema ou uma Política da Escola
  • 9.4. Explorando a Capacidade de Resposta Cultural na Escola
  • Módulo 10
  • 10.1. Círculo de Apoio Intensivo: Construindo Relacionamentos
  • 10.2. Círculo de Apoio Intensivo: Mapa de Recursos
  • 10.3. Círculo de Apoio Intensivo: Elaborando um Plano
  • 10.4. Círculo de Apoio Intensivo: Check-In
  • 10.5. Círculo de Apoio Intensivo: Celebração
  • 10.6. O Que Deu Certo em Sua Família
  • 10.7. Círculo para Identificar as Fontes de Apoio
  • 11.2. Entendendo a Estrutura da Justiça Restaurativa para Lidar com o Dano
  • 12.2. Modelo para um Círculo sobre um Conflito
  • 12.3. Modelo para um Círculo de Silêncio como Resposta Imediata a um Conflito
  • 12.4. Círculo em Sala de Aula para Responder ao Dano sem Foco no Ofensor
  • 12.5. Círculo de Acolhida após uma Suspensão
  • Apêndice 1 – Exemplos de perguntas / tópicos para os círculos
  • Apêndice 2 – Aberturas e encerramentos
  • Apêndice 3 – Estudos teóricos sobre porque os círculos são importantes nas escolas
  • Apêndice 4 – Recursos
  • Apêndice 5 – Guia de nível para círculos
  • Contatos

    Telefone: 51 3284.9000
    E-mail: contato@circulosemmovimento.org.br